As duas instituições estiveram no mais importante encontro que reuniu todos os Detrans do País – Associação Nacional dos Detrans (AND). Nele, autoridades públicas, especialistas em trânsito e convidados encontraram-se em ambiente perfeito para articulação entre os Detrans, incentivando assim, a implementação de uma política de trânsito que pudesse promover redução de acidentes.

Ernani Cezar (vice-Presidente da Febramoto e presidente do SindimotoPB), Antonio Carlos Gouveia (presidente da AND), Gilberto Almeida dos Santos (presidente da Febramoto e do SindimotoSP); Maurício José Alves Pereira (presidente do Contran/Denatran), Maxwell Borges (presidente do Detran.SP), Rodrigo Silva (diretor Institucional Febramoto / SindimotoSP) e superintendente do Detran na Paraíba, Agamenon Vieira (superintendente do Detran Paraíba).

Este encontro ocorreu com a participação de outras entidades ligadas ao trânsito, inclusive com a participação da própria Febramoto e do SindimotoSP, representadas pelo presidente Gilberto Almeida dos Santos e Rodrigo Silva – diretor Institucional, que apresentaram ao Contran / Denatran, juntamente com o vice-Presidente da Febramoto e presidente do SindimotoPB Ernani Bandeira Cezar, demandas da categoria do motofrete bem como soluções para incentivar a regulamentação da categoria no Brasil.

A intenção foi criar uma aliança / parceria com a AND para criar mecanismos que possam tirar a regulamentação do papel e colocá-la em prática. Porém, para isso acontecer, é preciso mudanças nas Resoluções do Contran que permitam uma flexibilização que irá agilizar o processo de regulamentação para todos motociclistas profissionais em território nacional.

Durante o evento houve reunião técnica da AND, o Encontro das Operações das Leis Secas dos Estados e a 2ª edição do Simpósio “O Direito e o trânsito: a legislação a serviço da mobilidade humana”, no Auditório do Tribunal de Justiça TJ-PB. O Simpósio teve o apoio do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, do Ministério das Cidades, do Detran/PB, da OAB/PB e do projeto “Nós Somos o Trânsito”.

Rodrigo Silva, Gilberto Almeida dos Santos, Maxwell Borges e Ernani Cezar. No centro, o presidente do Contran / Denatran Maurício José Alves Pereira recebe documento com as demandas dos motociclistas profissionais.