São Paulo, 24 de junho de 2015
SindimotoSP, Detran e APM: juntos pela regulamentação do motofrete no Estado

As instituições firmaram parceria e desenvolverão ações conjuntas pela regulamentação do motofrete em todos municípios do estado paulista

Objetivo principal é conscientizar os municípios paulistas da importância da padronização dos motofretistas para melhorar os serviços prestados, buscar benefícios como isenção de impostos e diminuir o índice de acidentes no trânsito. Uma das metas para 2015 do SindimotoSP é promover a conscientização da importância da regulamentação do motofrete em São Paulo. Segundo Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, a categoria só tem a ganhar com isso. "A padronização qualifica a mão de obra, gera reconhecimento do poder público em relação à importância do setor e, ainda, diminui acidentes com motociclistas profissionais", afirmou Gil.

O Governo do Estado, através do governador Geraldo Alckmin, não só defende a ideia, como solicitou esforço do DetranSP e da Associação Paulista de Municípios (APM), para implementarem a regulamentação através de fóruns e meios que possam comunicar a importância das ações conjuntas.

Assim sendo, SindimotoSP, DetranSP e a APM, se reuniram em maio e junho para acertarem detalhes sobre a continuação da regulamentação do motofrete em âmbito estadual.

Na reunião ficou acertado um fórum que pode acontecer no Vale do Ribeira em outubro, ações conjuntas de todas as secretarias estaduais, mais cursos de qualificação gratuitos e desburocratização no processo de regulamentação.

No 59º Congresso Estadual de Municípios realizado pela APM, SindimotoSP defendeu regulamentação e pediu para as autoridades municipais incentivem seus motociclistas profissionais e mototaxistas a se regulamentarem.

Em 59 edições ininterruptas há quase 60 anos, a APM reuniu novamente agora em 2015, os municípios paulistas para discutir os principais temas ligados ao municipalismo, principalmente a questão da regulamentação. O presidente Gil, no evento, ministrou importante palestra relatando a importância da regulamentação. Também mostrou estatísticas, argumentos e formas para que a padronização seja um fato real, e não apenas uma lei não cumprida. Gil ressaltou a extrema relevância da união com o governo estadual, Detran e APM para que isso aconteça.

Detran também incentiva regulamentação através de Portarias que desburocratizam o processo e oferece gratuitamente o Curso de 30 Horas obrigatório do Contran

O Detran, através do Governo Estadual, tem editado Portarias que estão contribuindo para o avanço do processo, assim como, está oferecendo o Curso de 30 Horas do Contran gratuitamente em mais de 100 instituições em todo Estado. Se você transporta pequenas cargas ou pessoas, precisa fazer o curso para ficar dentro da lei. Com o curso realizado e diploma de conclusão na mão, basta ir ao Detran ou Poupatempo e solicitar alteração na CNH para "Motofretista". A obtenção da Licença Motofrete (placa vermelha), é na sequência. Na capital, para trabalhar com motofrete ainda é preciso tirar o Condumoto.

O Governo Estadual ainda ajuda o motociclista na regulamentação oferecendo crédito especial para compra de moto zero, itens de segurança e equipamentos de proteção pessoal em até 24 vezes com juros de 0,35% ao mês.

Mais informações você obtém no portal www.sindimotosp.com.br ou diretamente no sindicato na Rua Dr Eurico Rangel, 40 Brooklin Novo. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 8 às 17 hs.

SindimotoSP acredita que união poderá fazer diferença e trazer resultados rápidos