SindimotoSP
Fax (11) 3331.0888
E-mail: contato@sindimotosp.com.br
Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato

"Leia meus artigos. Divulgue!"
Blog do Gil
 
Fale com o Sindicato
 
Parceiros
Parceiros
 

São Paulo, 12 de julho de 2012
SindimotoSP lança cartilha para motofrete

Numa ação conjunta envolvendo o Detran/SP, CPTRAN, DTP e CET, o sindicato dos motoboys de São Paulo presidido pelo companheiro Gil, distribuiu cartilhas e realizou "blitz" informativa no centro de São Paulo alertando os motoboys sobre o fim do prazo da regulamentação. O material dado aos profissionais do setor explica passo a passo como se regulamentar e ficar dentro da lei.

Motofretistas desejam a regulamentação

O lançamento oficial do Manual de Regulamentação do Motofrete e Empresas Contratantes (uma espécie de cartilha) aconteceu em 25 de junho no bolsão da Praça da República em São Paulo com o objetivo de divulgar as novas exigências para o exercício da atividade de motofrete conforme resolução 350/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que passará a vigorar em todo o País no próximo dia 4 de agosto. A Resolução complementa a Lei Federal 12009 que regulamentou o setor em 2009.

A iniciativa, segundo o SindimotoSP, prevê a distribuição de cerca de 100 mil cartilhas em 100 bolsões de estacionamento para motociclistas de São Paulo e blitzes informativas sobre os novos itens obrigatórios de segurança previstos na legislação federal, como coletes e capacetes com dispositivos retrorrefletivos, proteção para motor e pernas, além de aparador de linha, também conhecido como antena corta-pipa, entre outros. A cartilha também traz informações sobre o Curso de 30 horas e outras informações valiosas para o setor.

De acordo com o SindimotoSP, cerca de 200 mil motoboys atuam na Capital, que regulamentou a atividade em 2007. "Estamos unindo forças para ampliar as discussões sobre a segurança do motociclista profissional no trânsito. Com esta padronização, a tendência é a diminuição dos acidentes com o motofretista trabalhando dentro da lei", disse na ocasião, Gilberto Almeida dos Santos (Gil), presidente do sindicato.

Cartilha explica passo a passo da regulamentação

Voltada para profissionais autônomos e empresas (tanto as que oferecem o serviço de motofrete quanto as que têm frota própria para fazer entregas), a cartilha funciona como um guia prático, explicando os pré-requisitos do condutor, do veículo e as leis que regulamentam a profissão.

A publicação contém, ainda, orientações sobre o curso especializado para motofrete, dicas para uma pilotagem segura, indicações da Polícia Militar quanto aos itens que serão fiscalizados e o passo a passo sobre como o motorista pode obter o Condumoto (certificado de capacitação para o transporte de pequenas cargas, expedido pelo DTP) e o Motofrete (placa vermelha).

Para ver a cartilha, clique aqui e mais informações sobre o curso, entre em contato com as seguintes unidades do Sest-Senat:

Parque Novo Mundo: Rua Tuiuti, 09 – Tatuapé. Telefone: 2207 8840.
Fernão Dias: Rua Benito Meana, 100, Loja 34 - Vila Sabrina. Telefone: 2983-2232.
Vila Jaguara: Avenida Cândido Portinari, 1.100 - Vila Jaguara. Telefone: 3623-1300.
Santo André: Rua Vereador José Nanci, 300 – Centro. Telefone: 4977-9990.
Guarulhos: Rodovia Presidente Dutra, Km 210,5. Telefone: 2431-1347.

A CET também oferece os cursos. Informações pelo telefone (11) 3871-8600 ou diretamente na Avenida Marquês de São Vicente, 2154 / Barra Funda.

Leia mais notícias

Veja também.............................................................................

A Voz do Motoboy Informativo SindimotoSP O Blog do Gil



Facebook
 
Flickr
 
Twitter
 
YouTube
 

Home Quem somos Quem somos