São Paulo, 30 de maio de 2012
SindimotoSP participa de Audiência Pública no Senado Federal

Representando os motofretistas de São Paulo e região sudeste, o sindicato fez análise sobre o crescente número de acidentes envolvendo os profissionais do setor e propôs série de sugestões para mudar esse quadro.

BRASÍLIA - Nosso presidente Gil durante discurso

Nesta terça-feira (29), uma audiência pública realizada no Anexo II do Senado Federal - Sala Florestan Fernandes, recebeu representantes de diversos segmentos da sociedade civil e sindicatos de motofrete de todo o Brasil.

Quatro senadores, deputados federais e ouras autoridades públicas também estiveram no evento em que o SindimotoSP representou o estado de São Paulo e toda região sudeste fazendo parte da mesa de trabalho. A senadora Ana Amélia (PP-RS) presidiu a audiência organizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A palavra de ordem de todos foi a necessidade de mais investimentos do governo federal em campanhas de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. "O governo faz campanhas periódicas contra a dengue, mas em relação com acidentes de motos, que já é uma epidemia, nada está sendo feito, o que agrava a situação", alertou a parlamentar.

Para comprovar que os acidentes de trânsito com moto já viraram epidemia, foi divulgado dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) revelando que, de cada seis internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais públicos no Brasil, quatro são de vítimas de acidentes com motos.

Além disso, todos os anos, cerca de 40 mil motociclistas ficam com sequelas de acidentes, não podendo mais retornar ao trabalho e necessitando da assistência do Estado para assegurar seu sustento e de suas famílias.

O SindimotoSP apresentou dados sobre o setor e, em especial, a redução de acidentes decorrente ao processo de regulamentação pelo qual o motofrete está passando. "Com profissional qualificado e padronizado a tendência é a diminuição dos acidentes porque o motofretista trabalha dentro da lei, observando e cumprindo todas as exigências e normas de segurança", disse Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, presidente do SindimotoSP - para todos os presentes.

Gil ainda acrescentou que medidas nas áreas de saúde, segurança viária e veicular, assim como fiscalização rigorosa, ajudariam na preservação de mais vidas no trânsito caótico das cidades de todo País.

José Sarney - Após o evento, Gil ainda apresentou ao presidente do Senado Federal, José Sarney, documento com reivindicações da categoria, como cursos de qualificação gratuitos, campanhas educativas, entre outras (foto abaixo).