SindimotoSP
Fax (11) 3331.0888
E-mail: contato@sindimotosp.com.br
Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato

"Leia meus artigos. Divulgue!"
Blog do Gil
 
Fale com o Sindicato
contato@sindimotosp.com.br
imprensa@sindimotosp.com.br
cadastro@sindimotosp.com.br
arrecadacao@sindimotosp.com.br
boleto@sindimotosp.com.br
 
Parceiros
Parceiros
 

São Paulo, 5 de novembro de 2013
Cooperativas eletrônicas - Aplicativos:
por quê somos contra?
 

O SindimotoSP se posiciona contra os aplicativos eletrônicos, pois até o presente momento, todos estão de forma clandestina que tentam regredir o trabalho dos últimos 7 anos passando por cima da Lei Federal 12.009 e Lei Municipal 14.491.

Também informamos que o SindimotoSP estará fiscalizando e levando essas empresas ao Ministério Público, Ministério do Trabalho e órgãos governamentais, porque vai contra as leis trabalhistas e outras legislações do setor.

O problema começa quando as empresas de aplicativos passam a receber as corridas tornando-se fontes recebedoras e pagadoras. Segundo as leis vigentes, elas precisam pagar impostos com INSS, Contribuição Sobre o Lucro, IRPJ e outros, Quando não pagam, enquadram-se como falsas cooperativas de mão de obra, tornando-se empresas clandestinas.

Isso passa a ser concorrência desleal com as empresas express em dia com as legislações existentes e que trabalham dentro da lei federal e municipal. A preocupação do SindimotoSP é com o trabalhador.

Assim sendo, ficam as dúvidas: essas empresas são sites eletrônicos, cooperativas de tecnologia ou empresas prestadoras de serviço? Como ficam também as Convenções Coletivas / CLT (piso-salarial, assistência odontológica, vale-refeição, cesta-básica, aluguel da moto, seguro de vida e outros direitos), assim como, pagamento de FGTS, férias, 13º terceiro, jornada de trabalho etc.

Outro fato que nos chama a atenção é a questão de segurança no trânsito, que vive uma verdadeira carnificina e epidemia de acidentes. Como fica a situação do trabalhador em caso de acidente?

O Ministério das Cidades, da Previdência Social, do Trabalho e da Saúde desenvolvem ações e projetos para diminuir os acidentes entre os trabalhadores do setor e esses aplicativos estimulam a competição entre os trabalhadores desrespeitando a Lei Federal 12.436/11 (lei essa que veda o emprego de práticas que estimulem o aumento de velocidade por motociclistas profissionais).

Vale ressaltar que o SindimotoSP não é contra a tecnologia, desde que ela venha para somar os esforços pleiteados em prol da regulamentação da categoria, da redução de acidentes, dos direitos trabalhistas e o fim da informalidade na categoria.

Atenciosamente;
Gilberto Almeida dos Santos - Gil
SindimotoSP

Leia mais notícias

Veja também.............................................................................

A Voz do Motoboy Informativo SindimotoSP O Blog do Gil



Facebook
 
Flickr
 
Twitter
 
YouTube
 
YouTube

Home Quem somos Quem somos