São Paulo, 16 de setembro de 2013
SindimotoSP participa
de Fórum Internacional

SindimotoSP falou sobre educação e conscientização dos usuários, vigilância e controle viário

A moto se converteu em uma solução de transporte de fácil aquisição, manuseio, manutenção e, até, fonte de renda. Esses são fatos comprovados que levaram esse tipo de veículo a representar cerca de 28% da frota de veículos em toda América Latina.

Assim, com o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimento e experiências com êxito nos países sul-americanos, a CAF - Banco de Desarrollo da América Latina, em parceria com o OISEVI - Observatório Ibero-americano de Segurança Viária, organizaram o Fórum Internacional Motos e Segurança Viária: convivência segura das motos em uma rede viária projetada para automóveis, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro no centro da cidade.

Com programação intensa e apoio da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos - estiveram presentes representantes de órgãos nacionais e internacionais de áreas multidisciplinares como saúde, segurança viária, fabricantes, técnicos de trânsito, transportes, consultores, além de autoridades brasileiras e de outros países da América Latina, inclusive EUA e Austrália.

Os temas debatidos, sempre com a presença de palestrantes, um moderador e a abertura para debate ao final, foram:

• Abordagem dos planos de segurança rodoviária;
• Educação e conscientização dos usuários, vigilância e controle;
• Segurança dos veículos e da infra-estrutura;
• Atenção pós-acidente e coleta de dados;
• A motocicleta como meio de trabalho;
• Os meios de comunicação na redução da sinistralidade com motocicletas;

O SindimotoSP, através do presidente Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, ministrou palestra para o público presente em que também estavam, na mesa oficial, Jorge Kogan - assessor da vice-presidência de Infraestrutura da CAF; Shaun Lennard - presidente do Conselho Australiano de Motocicletas, Dr Eduardo Petta San Martín - senador da República do Paraguai, Facundo Ramos, da municipalidade de Formosa - Argentina e o Dr Chamaiparn Santikarn, da Tailândia. O tema foi a Educação e conscientização dos usuários, vigilância e controle viário.

No segundo painel, que abordou a motocicleta como meio de trabalho, estavam Hilda María Gómez – consultora de segurança rodoviária da CAF; Alan Ross - consultor de segurança rodoviária, Luis de Rome, investigadora de Neurociência da Austrália, Hugo Felipi, do departamento de Trânsito da Polícia Nacional da Guatemala, Maria de Romedi, vice-presidenta da Associação Nacional de motocicletas da Argentina e Heloísa Martins, da CetSP.

No segundo painel, o SindimotoSP abordou  o tema  motocicleta como meio de trabalho