São Paulo, 26 de agosto de 2013
SindimotoSP vê aumento de interessados pela Regulamentação

Prestes a ser definida a data que iniciará a fiscalização da Lei Federal 12.009 no Estado de São Paulo, já é possível observar o crescimento de profissionais do setor, bem como empresas de motofrete em acertarem suas situações perante os poderes públicos que fiscalizam à lei que determina itens de segurança na motocicleta e no condutor, bem como a realização de um curso com 30 horas exigidos pelo Contran, para qualificação do profissional e ainda, junto as empresas.

Na cidade de São Paulo, os números são mais visíveis e mostram crescimento que, tende a subir com o início da fiscalização provavelmente em outubro.

Para se ter uma ideia, o Condumoto e Licença Motofrete (placa vermelha) tiveram crescimento de 13,40% e 15%, de abril para agosto, respectivamente. Se comparado aos números da frota de motocicletas o aumento é pequeno, mas em relação aos motofretistas é um salto de 7.119 para 8.073 documentos emitidos em pouco mais de 3 meses. Já a Licença, que chegou em 3.988 liberadas em abril, passou para 4.568.

Se os motofretistas estão se engajando na regulamentação, as empresas também acompanham o movimento. Para elas estarem legalizadas junto a prefeitura de São Paulo, é preciso o Termo de Credenciamento.

Na última publicação do Diário Oficial da Cidade, 254 empresas estavam autorizadas para explorarem o serviço de entrega rápidas, o que mostrou um aumento de mais de 30%. Os empresários também estão buscando a regulamentação para oferecerem melhores serviços.

Vale ressaltar que na cidade de São Paulo, segundo o Denatran, existem 25 mil motocicletas espécie Cargo emplacadas..