São Paulo, 7 de agosto de 2013
Ministros recebem SindimotoSP
como representantes da categoria

Diretoria do SindimotoSP é recebida pelo governo federal como representante da categoria

Os ministros do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho receberam em julho, o SindimotoSP, que foi ao Planalto solicitar apoio a medidas que estimulem a regulamentação da atividade dos motofretistas no país.

Algumas das solicitações do sindicato foram o apoio do governo federal na oferta de cursos de qualificação para motofretistas e linhas de financiamento para a aquisição de motos. Na lista de reivindicações, outros dois pedidos urgentes de alteração da legislação vigente reduzindo para infração leve a penalidade do motofretista flagrado de viseira aberta e permitir que a moto registrada como veículo categoria de aluguel - espécie carga possa permanecer com o equipamento de "garupa" também foram apresentados.

Segundo o SindimotoSP, o atendimento a essas necessidades que estimulará a regulamentação da atividade nos municípios, favorecendo a valorização da categoria, o controle da frota profissional, a redução de acidentes, e a geração de tributos
e empregos.

O presidente do Sindimotosp Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, diz que a categoria apoia as novas medidas de segurança impostas pela lei, mas ressalta que essa regulamentação tem de ser padronizada. "Hoje encontramos uma série de dificuldades para nos enquadrarmos no que a lei determina", disse.

Os ministros Gilberto Carvalho e Manoel Dias se comprometeram a avaliar as demandas apresentadas, já sinalizando que o governo federal pode contribuir desde já no quesito de qualificação, por meio de cursos ofertados pelo Ministério do Trabalho.

Nova reunião com o grupo deverá ser marcada em breve. Além da Secretaria-Geral e do MTE, também participaram do encontro membros do Ministério da Saúde e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).