São Paulo, 25 de julho de 2013
SindimotoSP reúne-se com
Ministro do Trabalho em Brasília

Silvani Alves Pereira, Canindé Pegado, Paulo Cezar Bezerra de Souza, Rodrigo Silva, Gilberto Almeida dos Santos (Gil), Manoel Dias, Mariangela Rodrigues Coelho e Sergio Vidigal

Na última terça-feira, 23 de julho, o presidente do SindimotoSP Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, esteve em Brasília para uma reunião oficial com Manoel Dias, atual Ministro do Trabalho e Emprego (MTE).

O encontro foi resultado da participação do SindimotoSP no protesto geral ocorrido no último dia 11 de julho, em que mais de 5 mil motofretistas junto com o SindimotoSP reivindicaram vários direitos que vem sendo desrespeitados sistematicamente por alguns empresários que atuam no setor. Na ocasião do encontro, Gil conseguiu o compromisso do ministro em averiguar todas as questões pertinentes ao MTE, como a fiscalização a empresas clandestinas, mão de obra escrava etc.

Além disso, na reunião, Gil pediu ao ministro que olhasse com carinho para uma linha de financiamento especial em âmbito federal para motofretista, a exemplo do Estado de São Paulo que já beneficia os trabalhadores do setor com financiamento do Banco do Povo Paulista (BPP) para compra de moto padrão motofrete, equipamentos etc. O motofretista tem a menor taxa de inadimplência de São Paulo com menos de 0,01%.

Outro assunto tratado na pauta foi o investimento do Governo Federal na qualificação do motofretista com mais cursos gratuitos de 30 Horas do Contran. O SindimotoSP acredita que o curso melhora a prestação de serviços efetuados pelo setor, além de promover a imagem do próprio profissional do motofrete.

Encerrando o encontro, o presidente do SindimotoSP sugeriu que o próprio sindicato e o Centro Educacional Instituto Motofrete em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, ofereçam os curso de 30 horas do Contran gratuitamente para o motofretista. O instituto tem capacidade para formar 6 mil alunos por mês.

Estavam na reunião, que aconteceu em Brasília na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, além do ministro e o presidente do SindimotoSP, Silvani Alves Pereira – secretário de Políticas de Emprego, Sergio Vidigal – secretário de Políticas Públicas, Mariangela Rodrigues Coelho – diretora do Departamento de Qualificação, Paulo Cezar Bezerra de Souza – coordenador Geral do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), Canindé Pegado – secretário Geral da UGT (União Geral dos Trabalhadores) e Rodrigo Silva – consultor DNP (Departamento Nacional de Padronização).

Outra reunião será agendada em breve.

Nosso presidente Gil em reunião com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego