São Paulo, 13 de setembro de 2024
OIT reforça apoio aos EUA e Brasil na promoção do trabalho decente; regulamentação das empresas de app é o maior desafio em terras brasileiras

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) segue cooperando para que o trabalho decente não seja apenas discurso político, mas, sim, uma realidade para os trabalhadores brasileiros.

Uma parceria, até então inédita entre EUA-Brasil pelos direitos dos trabalhadores, foi criada exatamente para discutir e garantir condições de trabalho seguras e justas para que as novas tecnologias de plataformas que estão chegando, beneficiem, promovam à justiça e o bem estar dos entregadores no Brasil.

A OIT acompanha de perto e faz suas sugestões para que o quadro de precarização trabalhista termine.

No delivery brasileiro, os entregadores, por exemplo, sofrem a maior precarização trabalhista jamais vista no país, com as empresas de aplicativos praticando monopólio, dumping social, concorrência desleal e, principalmente, oferecendo baixa remuneração e jornadas exaustivas.

O governo federal vem, desde maio do ano passado, tentando regulamentar o serviço destas empresas, que fogem de qualquer discussão com os sindicatos de motofrete, como o SindimotoSP, ou dificultando as discussões para ganhar tempo.

O presidente Lula e o ministro Luiz Marinho têm afirmado que buscam uma solução, mas até aqui, nada de concreto foi resolvido, porém, em todas oportunidades que o assunto vem à tona, reafirmam compromisso com a promoção dos direitos dos trabalhadores, a importância de garantir condições dignas de trabalho e salários justos para todos os trabalhadores.

Os pontos principais para os entregadores, dessa parceria internacional, é que sejam promovidas o trabalho seguro e decente, garantindo que as empresas sejam responsabilizadas socialmente por seus colaboradores, que haja aumento do valor pago pelas entregas, que as horas de trabalho sejam diminuídas dando aos trabalhadores tempo de descanso remunerado e o pagamento dos direitos básicos trabalhistas para que tenham mais segurança no trabalho com qualidade de vida.