SindimotoSP
FALE COM O SINDICATO
E-mail: contato@sindimotosp.com.br
ContatoLinksInformativoNotíciasBenefíciosQuem somosHome Quem somos Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato

"Leia meus artigos. Divulgue!"
Blog do Gil
 
Fale com o Sindicato
 
Parceiros
Parceiros
 

São Paulo, 13 de agosto de 2024
Ministro do Trabalho Luiz Marinho defende importância de sindicatos e Convenções Coletivas na vida dos trabalhadores
 

 
Nesta segunda-feira (12), o ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho, falou sobre vários temas na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Destes, dois que se destacaram foram a importância dos sindicatos laborais (que defendem os trabalhadores) e das Convenções Coletivas, que asseguram direitos trabalhistas aos trabalhadores que atuam via regime CLT em todo Brasil.

Marinho repetiu, para os presentes neste encontro, o que afirmou em junho na 112ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que aconteceu em Genebra, Suíça, em evento que reuniu os principais líderes mundiais das relações trabalhistas para discutir diretrizes na promoção do trabalho decente, tanto no mundo atual quanto para o futuro, defendendo ainda, o alinhamento do governo do presidente Lula com os princípios apontados pela própria OIT.

Ao adotar postura defensiva a favor dos trabalhadores, o ministro cita que eles são pilar fundamental da sociedade e reforça a necessidade de (re) empoderamento dos sindicatos.

Atualmente, os sindicatos são as instituições que melhor atuam para assegurar o cumprimento dos direitos e denunciar os abusos cometidos pelas empresas, sendo as de aplicativos as maiores promotoras da maior precarização já vivenciada no setor de motofrete.

No contato cotidiano com os trabalhadores, os sindicatos tomam conhecimento das circunstâncias e das ocorrências que ferem a leis, acordos e Convenções Coletivas, que asseguram direitos garantidos e denunciam as empresas aos órgãos fiscalizadores.

Na reunião ocorrida na UGT, Luiz Marinho também falou que os sindicatos necessitam de reconstrução financeira, assunto este que está em debate junto às centrais sindicais, entidades patronais e Congresso Nacional.

Em relação as Convenções Coletivas, Marinho afirma que são instrumentos legais de negociação entre trabalhadores e empresas que têm o papel de garantir direitos dos trabalhadores, sendo primordial que estas negociações, necessariamente sejam conduzidas por sindicalistas, que são preparados para os embates com os sindicatos patronais.
 


Leia mais notícias

Veja também.............................................................................

A Voz do Motoboy Informativo SindimotoSP O Blog do Gil


Facebook
 
Flickr
 
Twitter
 
YouTube