SindimotoSP
FALE COM O SINDICATO
E-mail: contato@sindimotosp.com.br
ContatoLinksInformativoNotíciasBenefíciosQuem somosHome Quem somos Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato

"Leia meus artigos. Divulgue!"
Blog do Gil
 
Fale com o Sindicato
 
Parceiros
Parceiros
 

São Paulo, 04 de março de 2024
SindimotoSP rebate nota do iFood sobre regulação do trabalho em plataformas
 

 
O sindicato dos motoboys de São Paulo rebate veementemente a nota publicada pelo iFood, hoje (4/3) logo após o Presidente Lula enviar ao Congresso Nacional Projeto de Lei que pretende regulamentar as empresas de aplicativos.

O próprio presidente Lula disse na coletiva de hoje que "vamos encher tanto o saco que o iFood vai ter que negociar".

O Ministro Luiz Marinho também foi enfático e disse que "não adianta o iFood mandar recado e que as plataformas devem chegar em algo real, que estabeleçam uma remuneração mínima e padrões de condições mínimas para melhorar qualidade de vida dos entregadores".

Na proposta apresentada pelas empresas durante negociação da regulamentação, o valor mínimo de remuneração oferecido foi de R$ 17,00 por hora efetivamente trabalhada, valor este que não cobre custos mínimos de manutenção da moto, a gasolina, plano de internet e sequer alimentação do trabalhador.

Nesse contexto da hora logada que ofereceram, os sindicatos de motofrete não aceitaram porque os trabalhadores ficam durante horas à disposição das empresas de aplicativos aguardando chamadas, sem remuneração.

Além disso, atualmente as empresas continuam com os bloqueios de trabalhadores sem nenhum comunicado em relação ao porquê do ato, com o abandono em caso de acidentes e promovendo toda a precarização em que a categoria está mergulhada no setor de motofrete sem reajuste de valor de entrega há 8 anos.

Ainda se não suficiente, iFood e outras desrespeitam as Leis Federais 12.009, 12.997 e 12.436, entre outras irregularidades.

O SindimotoSP afirma que esteve em todas as reuniões do governo federal para tratar da regulamentação, mas em todas elas, as empresas de aplicativos, em especial o iFood, negligenciaram e desprezaram as propostas dos entregadores via Conselho Nacional dos Motofretistas, Motoentregadores, Entregadores, Mototáxistas e Ciclistas profissionais, que apresentou um estudo com valores que realmente vão de encontro as necessidades dos trabalhadores.

Diante desse cenário, fica difícil para o SindimotoSP validar uma proposta mesquinha e sem às mínimas condições de melhora de vida para os entregadores.

O iFood e empresas de app precisam rever política salarial dos entregadores urgente, negociarem com os sindicatos de motofrete de todo Brasil, valorizarem os trabalhadores e assumirem suas responsabilidades.

Enquanto não fazem isso e negam-se a qualquer conversa com os representantes legítimos dos entregadores, como o SindimotoSP, trabalhadores estão morrendo e vendo, aos poucos, suas vidas profissionais se tornarem um grande peso.

O SindimotoSP ressalta que continuará abrindo diálogo com o iFood e demais empresas de aplicativos que entenderem ser isso bom para todos, e que não descansará enquanto entregadores não forem respeitados e tiverem seus direitos trabalhistas em dia.
 


Leia mais notícias

Veja também.............................................................................

A Voz do Motoboy Informativo SindimotoSP O Blog do Gil


Facebook
 
Flickr
 
Twitter
 
YouTube