São Paulo, 29 de dezembro de 2023
Fala Presidente - O ano de 2023 não foi ruim, pelo contrário, foi de trabalho, muito trabalho.

Fala Presidente

O ano de 2023 não foi ruim, pelo contrário, foi de trabalho, muito trabalho. Dias incansáveis de luta, marcação cerrada para mostrar que estamos no jogo e defendendo sim, com unhas e dentes, nossa categoria.

Afinal de contas, é para isso que estamos aqui.

De fato, o setor de motofrete passa pela maior precarização das relações trabalhistas jamais vivida ou presenciada pelos trabalhadores. As empresas de aplicativo ficam milionárias com o suor e o sangue do trabalhador, literalmente falando, enquanto este vê sua dignidade e padrão de vida descerem ladeira abaixo.

Diante deste cenário, o governo federal não pode deixar que as empresas de aplicativos deem as cartas. Elas têm que se enquadrarem nas normas vigentes, na regulamentação do setor de motofrete, serem fiscalizadas e terem responsabilidade social com seus colaboradores cadastrados nas plataformas.

Não somos contra a tecnologia, mas também não podemos permitir esse sistema de exploração e escravidão, com baixa remuneração, longas jornadas e nenhum direito trabalhista.

Daqui, continuaremos a trabalhar, incansavelmente, para que motoboys, motoentregadores, motofretistas, mototaxistas, ciclistas profissionais e demais categorias de profissionais do setor de duas rodas, recebam (e tenham) justiça e melhores condições de trabalho.

Que em 2024 os trabalhadores do setor possam ter seus direitos respeitados.

Saúde, paz e trabalho, dentro do que é justo, é o que desejamos a todos.

Feliz Ano Novo!

Gilberto Almeida dos Santos
Presidente do SindimotoSP, da Febramoto e do Conselho Nacional dos Sindicatos de Motoboys e Motoentregadores, à Aliança Nacional dos Motoboys e Motoentregadores.