SindimotoSP
Fax (11) 3331.0888
E-mail: contato@sindimotosp.com.br
Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato

"Leia meus artigos. Divulgue!"
Blog do Gil
 
Fale com o Sindicato
 
Parceiros
Parceiros
 

São Paulo, 27 de junho de 2013
Fórum da regulamentação teve SindimotoSP como convidado
 
 
O evento ocorreu na região metropolitana de Campinas e reuniu ao todo 62 municípios para discutir regulamentação. Encontro contou com a presença de prefeitos, vereadores, empresários e representantes da categoria.

O 2º Fórum Metropolitano para Regulamentação do Motofrete e Mototáxi foi realizado no fim de maio, em Campinas, com apoio da deputada federal Aline Corrêa (PP). Mais de 150 pessoas ocuparam o plenário da Câmara Municipal vindas de diversas cidades do interior paulista.

Realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP), o evento foi palco de discussões sobre a regulamentação da profissão de motofretista e mototaxista em virtude da resolução 410/2012, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vinculado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que disciplina o setor.

Fizeram parte da mesa, além da própria deputada Aline Corrêa, o presidente do Detran, Daniel Annenberg, o comandante do Policiamento do Interior 2, coronel Carlo Carvalho Júnior, a diretora da Agemcap, Ester Viana, o secretário de Transportes de Campinas, Sérgio Benassi, o diretor executivo do Banco do Povo, Antônio Sebastião Teixeira Mendonça, Paulo César Baldan, representando o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz e o presidente do SindimotoSP, Gilberto Almeida dos Santos, o Gil.

De acordo com o SindimotoSP, nas 62 cidades de abrangência do Fórum, existem atualmente 62.127 motofretistas e 2.405 mototaxistas em atividade. "É preciso união do poder público, empresários, profissionais e até sindicatos de classe para que a regulamentação avance e se forme uma categoria sólida, profissional", afirmou Gil.

O encontro ocorreu porque o Contran definiu regras para motofretistas e mototaxistas de todo o País, com o objetivo de qualificar os condutores que utilizam motocicleta para fins profissionais e dar mais segurança à categoria. Para isso, eles terão de adequar os veículos, fazer curso especializado e providenciar novos documentos, conforme as novas exigências, em vigor desde 2 de fevereiro de 2013.

Segundo a legislação em vigor, cabe aos municípios regulamentar ou proibir as duas profissões, por meio de lei aprovada nas Câmaras Municipais. "A fiscalização começará até o final do ano, de forma escalonada. Em breve,
o Governo de São Paulo anunciará seu plano de ações para a categoria. Estamos buscando mais benefícios para incentivar a regularização
desses profissionais", finalizou o presidente do Detran, Daniel Annenberg.

 

Leia mais notícias

Veja também.............................................................................

A Voz do Motoboy Informativo SindimotoSP O Blog do Gil



Facebook
 
Flickr
 
Twitter
 
YouTube
 

Home Quem somos Quem somos