São Paulo, 30 de agosto de 2023
Representantes dos trabalhadores aguardarão até 12 de setembro contraproposta decente da Amobitec e MID para remuneração mínima, depois disso é greve geral em todo Brasil

Os representantes dos trabalhadores irão aguardar até dia 12 de setembro a Amobitec e MID apresentarem contraproposta para remuneração mínima, que também deve contemplar segurança e saúde, na discussão que segue em Brasília sobre a regulamentação das empresas de aplicativos.

Ontem, dia 29 de agosto, em nota geral para à imprensa, as Centrais Sindicais - UGT / Força Sindical / CUT / CSB / NCST / CTB, o Conselho Nacional dos Sindicatos de Motoboys e Motoentregadores, Frente Nacional dos Mototaxistas do Brasil, Febramoto, Fenamoto, Fenordeste, Fetramoto e a Aliança Nacional dos Entregadores por Aplicativos rechaçaram as propostas indecentes de valor mínimo por corrida, rota e quilômetro rodado feitas pela Amobitec (que reúne as empresas Amazon, iFood, Flixbus, Uber, Zé Delivery, Buser, 99 e Lalamove) e o MID (que representa mais de 150 empresas, entre elas, Mercado Livre, GetNinjas, PayPal, Loggi, Movile, Americanas, C6 Bank, Facily, Rappi, OLX, euEntrego, entre outras).

Os representantes dos entregadores irão aguardar até o dia 12 de setembro, data da próxima reunião, para que as associações que representam as empresas de aplicativos aumentem a remuneração mínima que apresentaram, caso contrário, será organizada uma paralização geral em todo Brasil nas entregas feitas por motociclistas e ciclistas em dia a ser definido.

As empresas de app insistem com a proposta apresentada na precarização do setor e exploração sumária dois entregadores, colocando toda uma categoria em serviço comparado à escravidão.

Abaixo, nota geral das Centrais Sindicais.