SindimotoSP
FALE COM O SINDICATO
E-mail: contato@sindimotosp.com.br
ContatoLinksInformativoNotíciasBenefíciosQuem somosHome Quem somos Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato

"Leia meus artigos. Divulgue!"
Blog do Gil
 
Fale com o Sindicato
 
Parceiros
Parceiros
 

São Paulo, 11 de agosto de 2023
Ministério Público de SP prossegue com inquérito civil público contra empresas de app e cobra ações de segurança no trânsito
 

 
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), através da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo, recebeu representantes da prefeitura de São Paulo, Polícia Militar e o SindimotoSP para dar prosseguimento ao Inquérito Civil 07390003580/2019, que cobra das empresas de aplicativos soluções para a falta de segurança no trânsito dos entregadores no exercício da profissão.

Desde que estas empresas chegaram ao Brasil, o índice de acidentes envolvendo motociclistas entregadores não para de subir. Recentemente, o Infosiga publicou relatório indicando aumento de mais de 40% de óbitos em acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, sendo parte desta estatística, entregadores.

Por conta deste cenário, através deste Inquérito Civil, o MP-SP cobra das empresas de app aprimoramento no tempo de percurso para realização de entregas feitas pelos entregadores para melhorar a segurança nas entregas, bem como prestar informações para educação e instrução do consumidor para não ser exigente em relação ao tempo de entrega, visando sempre a segurança do trabalhador.

Outra questão apontada pelos presentes na reunião, que diminuiria mortes em acidentes de trânsito com entregadores, seria proibir a propaganda que as empresas de app fazem indicando tempo menor de entrega, porque isso faz com que o entregador acelere mais para realizar mais entregas, o que fatalmente ocasiona acidentes. Além disso, incentivar ou estimular pressa para entregadores são ações proibidas pela Lei Federal 12.436.

O MP-SP também entende que as empresas devam promover campanhas de conscientização para promoção da segurança no trânsito para entregadores - motofretistas, consumidores e público geral.

Em dez dias, o MPSP encaminhará propostas de conduta para as empresas avaliarem. Participaram da reunião, que aconteceu na sede da instituição o Detran.SP, SMT/ Setran, Amobitec, CPTrans, Regulasp, MID, CET e o SindimotoSP como representante da categoria.
 


Leia mais notícias

Veja também.............................................................................

A Voz do Motoboy Informativo SindimotoSP O Blog do Gil


Facebook
 
Flickr
 
Twitter
 
YouTube