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São Paulo, 09 de agosto de 2023
SP registra aumento de 40,3% de mortes de motociclistas; pressão das empresas de app por entregas rápidas contribui para índices alarmantes
 

 
No estado de São Paulo, só no 1º semestre de 2023, foram registrados 2.501 óbitos em acidentes de trânsito, média de 5 por dia, segundo o Infosiga.

Destas mortes, exatos 40,3% foram de motociclistas, ou seja, 1.007 pessoas que deixaram família e sonhos por uma entrega.

Um fator que chamou a atenção no relatório do Infosiga foi a idade dos motociclistas, entre 18 e 24 anos, exatamente a grande maioria que tem aceitado trabalhar em entregas para empresas de aplicativos.

A ganância destas empresas em quantidades cada vez maiores de pedidos repassados para os entregadores, faz com que eles acelerem cada vez mais para fazer uma maior quantidade de entregas, o que resulta em stress, cansaço, falta de atenção e, por consequência disso, os acidentes.

Como a demanda tem crescido, infelizmente entregador morto é reposto por outro jovem sem experiência, qualificação ou conhecimento necessário para enfrentar o trânsito das grandes cidades.

Especialistas em segurança viária apontam caminhos.

Um deles passa pelo Curso de 30 Horas do Contran, obrigatório conforme Lei Federal 12.009, mas que as empresas de aplicativos insistem em desobedecer, assim como várias outras que já regulamentam o motofrete.

Outra forma de diminuir mortes, seria campanhas educativas para motoristas e motociclistas.

O SindimotoSP além de concordar com as duas alternativas ainda ressalta que a regulamentação do motofrete que já existe deve ser exigida das empresas, já que todas as leis criadas para proteger os trabalhadores são fruto de ampla discussão democrática e que determinam obrigações e deveres para às empresas de aplicativo.

O sindicato dos motoboys de São Paulo ainda frisa que o projeto Faixa Azul, em mais vias públicas de São Paulo, também diminuíra acidentes com motos, como já tem acontecido na Avenida 23 de Maio e Avenida Bandeirantes, onde zerou acidentes.

Porém, a Senatran tem demorado em autorizar à prefeitura de SP em ampliar as obras, o que poderia contribuir para diminuição de mortes de motociclistas na capital, que lidera ranking de óbitos em todo Brasil.
 


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