São Paulo, 27 de abril de 2023
NOTA DE REPÚDIO SOBRE COMENTÁRIOS RACISTAS CONTRA ENTREGADOR POR APLICATIVOS

O SindimotoSP repudia veementemente os comentários racistas de duas jovens da cidade de Taquaritinga - SP, nas redes sociais em que ofendem honra e integridade do entregador por aplicativos em pleno exercício da profissão.

As duas adolescentes, acompanhadas de outras 4 pessoas, dizem palavras de baixo calão e riem dos comentários ofensivos que fazem em plena rede social visualizada por milhares de pessoas.

No vídeo, uma das meninas — ambas menores de idade — diz: "Chegou aqui o motoqueiro. Preto, macaco, fedido, filho da p*".

Após a fala, a garota que grava o vídeo endossa os xingamentos e ri, enquanto diz: "Ele é tudo isso, ele é tudo isso. É um filho da p*”. É possível, ainda, ouvir risadas de outras 4 pessoas ao fundo que também aparecem nas imagens postadas.

A repercussão da postagem foi tanta que chegou ao profissional através de colegas que, agiu corretamente indo à delegacia para realizar um BO por ataques racistas. A Polícia Civil está investigando o caso com a prerrogativa de injúria racial.

É lamentável que tal fato ainda ocorra em pleno século XXI, que as pessoas usem redes sociais para disseminar ódio, preconceito e racismo.

Inadmissível ainda, jovens usarem recursos digitais para fins discriminatórios e no sentido de diminuir o trabalhador no pleno exercício de sua profissão, que busca o sustento de sua família através de entregas com motocicletas.

Por fim, o SindimotoSP lamenta imensamente as atitudes dos jovens (sim, todos, porque em nenhum momento há o mínimo interesse de algum deles em defender o trabalhador) e ressalta que devem ser punidos dentro das leis que protegem à honra e dignidade do ser humano.

É preciso dar um basta a isso!

O SindimotoSP ainda solidariza-se com o trabalhador e não irá se calar diante de injustiças como essa.