São Paulo, 04 de abril de 2023
SindimotoSP participa em SP de reunião com representantes do Ministério do Trabalho Americano e embaixada dos EUA

O presidente Gil – SindimotoSP e Conselho Nacional de Sindicatos de Motoboys, Motoentregadores, Mototaxistas e Ciclistas Profissionais, esteve em reunião com representantes do Ministério do Trabalho Americano e da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que contou ainda com a presença da UGT – Ricardo Patah, os diretores SindimotoSP Gerson Cunha e Rodrigo Silva, além de outros sindicatos, para relatar a precarização que os trabalhadores por aplicativos vem sofrendo no setor do motofrete.

O encontro aconteceu no Escritório do Solidarity Center com a participação de Mark Mittelhauser, Subsecretário Adjunto de Relações Exteriores do Ministério do Trabalho dos EUA, além de membros da embaixada americana.

A ideia do encontro é fortalecer os representantes dos trabalhadores com financiamento do Gabinete de Assuntos Trabalhistas Internacionais (ILAB) e implementado pelo Solidarity Center no Brasil.

Gil, ao relatar o regime exploratório que as empresas de aplicativos impõem ao trabalhador brasileiro, citou que elas fogem de qualquer discussão de âmbito trabalhista, praticam o dumping social, não tem responsabilidade social com seus colaboradores e que não são empresa de tecnologia, mas, sim de transportes – entrega.

Quem é Mark Mittelhauser

Mark Mittelhauser foi nomeado Subsecretário Adjunto para Assuntos Internacionais em 16 de janeiro de 2012. Nesse cargo, ele ajuda a liderar os esforços do Bureau de Assuntos Trabalhistas Internacionais para promover os direitos dos trabalhadores e fortalecer os meios de subsistência globalmente.

Antes desse cargo, Mittelhauser dirigiu o Escritório de Assuntos Trabalhistas Internacionais do Departamento de Estado dos EUA e foi membro adjunto do corpo docente do Instituto de Serviço Exterior. Entre 1999 e 2002, atuou como Adido do Trabalho dos EUA no Brasil no Consulado Geral dos EUA em São Paulo, Brasil.

Mittelhauser trabalhou anteriormente no ILAB entre 2003 e 2006, quando cobriu questões trabalhistas regionais nas Américas e programas de trabalho infantil na Ásia. Entre 1993 e 1999, ele foi economista supervisor no Bureau of Labor Statistics e liderou uma equipe no desenvolvimento de projeções de emprego para grande parte do setor manufatureiro dos EUA.

Mittelhauser é mestre em desenvolvimento internacional pela American University e bacharel em economia pela Carnegie Mellon University.