São Paulo, 15 de junho de 2022
Regulamentação provisória da categoria é resultado positivo de reunião entre o SindimotoSP e a Prefeitura de SP

Um Grupo de Trabalho com representantes do setor discutirá nos próximos dias prazos e condições para padronizar à categoria, reduzindo assim, ação de falsos entregadores e moralizando o setor.

O SindimotoSP e representantes da categoria do motofrete na capital paulista apresentaram reivindicações para o município com objetivo de dar mais segurança a trabalhadores e população em geral, que tem sido vítimas de crimes praticados por falsos entregadores. O objetivo também é moralizar o setor que passa por grande precarização das relações trabalhistas promovida pelas empresas de aplicativos que exploram à categoria.

Na reunião realizada ontem, segunda-feira (13) na Rua Boa Vista, 128 – Centro de SP, o SindimotoSP apresentou Manifesto unificado que apresenta soluções rápidas e eficientes para a padronização provisória, até que a definitiva seja efetuada pelos trabalhadores motociclistas.

O documento foi aceito na íntegra (confira abaixo) pela prefeitura e terá nos próximos dias uma Portaria Municipal criando um Grupo de Trabalho (GT) para discutir prazos e condições. A Câmara Municipal dos Vereadores de São Paulo também estará no GT, bem como o Detran.SP e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Entre as demandas da categoria contidas no documento estão a substituição das mochilas por baús (uma lei municipal, inclusive, já proíbe o uso dessas bolsas), uso obrigatório de colete ou jaqueta com refletivos, um cadastro de todos os entregadores e a inclusão do número deste cadastro e também da placa da moto nos baús.

Participaram da reunião: Ricardo Teixeira – Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Roberto Cimatti – Diretor do Departamento de Transportes Públicos, Luis Francisco Segantin Jr e André Tanze – representantes da Secretaria de Segurança de SP, Gilberto Almeida dos Santos, o Gil – Presidente do SindimotoSP, Rodrigo Ferreira – Consultor SindimotoSP, Paulo Takeuchi – Diretor Executivo Abraciclo, Fernando Souza – Presidente Sedersp, Ricardo Path – Presidente da UGT, Edgar Francisco – Amabr, Victor Magnani – Presidente da ABO20 e o vereador Adilson Amadeu, que preside a CPI dos Apps na Câmara Municipal.

PROPOSTA DE REGULAMENTAÇÃO PROVISÓRIA PARA CIDADE DE SÃO PAULO