São Paulo, 26 de janeiro de 2022

Faixa Azul | Participamos da inauguração desta grande vitória para o Motofrete

O SindimotoSP participou da inauguração da Faixa Azul na Avenida 23 de Maio nesta terça, dia 25. A data, além de celebrar o aniversário da cidade de São Paulo, marca uma grande conquista do Motofrete. Lutamos muito por isso e hoje é uma realidade que nos enche de orgulho. O espaço garantirá mais agilidade e segurança aos trabalhadores. E este é só o começo, pois essa primeira faixa é um projeto piloto. A ação deve ser ampliada em outras importantes vias da capital paulista.

OBJETIVO

As motos estão envolvidas atualmente em 78% dos casos de acidentes ocorridos na Avenida 23 de Maio. 394 Motociclistas perderam a vida em São Paulo ao longo de 2021. A Faixa Azul vai organizar o espaço compartilhado entre automóveis e motocicletas – já existente, porém até então não delimitado.

ELA É EXCLUSIVA?

A Faixa Azul não é exclusiva para motocicletas. Existe uma demarcação da via entre as faixas 1 e 2 (usualmente utilizadas pelos Motociclistas). Vale ressaltar que o uso da faixa azul não é obrigatório. O motociclista será orientado a utilizar em caso de trânsito lento. Haverá sinalização vertical por toda a via alertando para os limites de velocidade, cuidado e orientação ao mudar de faixa e mensagens educativas lembrando do uso da seta, o respeito aos limites de velocidade, a atenção aos sinais de trânsito e compartilhamento do espaço na avenida.

Presidente Gil comenta:

"Atualmente, só na cidade de São Paulo, há mais de 1 milhão e trezentas mil motos em circulação. Somos carentes de ações como esta, e o SindimotoSP está orgulhoso do resultado das muitas reuniões com a Prefeitura e os órgãos regulamentadores. Vamos com tudo em busca de novas conquistas com foco na preservação da vida dos companheiros. A luta é permanente”.

Imagem: Divulgação CET