Temos tido diversas conversas com representantes da instituição para que problemas, como os recentes no Reino Unido noticiados pelo Bretton Woods Project, não se repitam no Brasil. Queremos que esse diálogo culmine em menos formas de precarizar o serviço dos Motofretistas, que são quem estão na ponta e mais sofrem por questões de desrespeito aos direitos trabalhistas, muitas vezes imposto pelas companhias desse tipo de economia.
O que é “Economia GIG”?
Em uma economia GIG, um trabalhador pode se cadastrar em um serviço online, sem passar por processos seletivos presenciais, por exemplo, e receber pagamento por realizar tarefas. Um grande exemplo é a empresa Uber, em que motoristas podem atuar de forma independente após realizar um cadastro no aplicativo.
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A International Finance Corporation (IFC), braço do setor privado do Banco Mundial, investiu em várias empresas de plataformas de transporte nos últimos anos que foram criticadas por defensores dos direitos trabalhistas por causa de seus registros de direitos trabalhistas.
Mais recentemente, em março, a IFC investiu € 20 milhões na Bolt, uma plataforma de transporte da Estônia, para expandir os serviços em mercados emergentes, incluindo África do Sul, Nigéria e Ucrânia. O serviço, que foi comparado ao Uber, permite aos usuários alugar táxis por meio de um aplicativo.
A Bolt enfrentou uma ação legal no Reino Unido em março de 2020 por alegações de que não pagou o salário mínimo a seus motoristas. No início deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha realizou protestos contra a segurança dos motoristas após o assassinato do motorista da Bolt Gabriel Bringye. Pesquisa publicada pela Universidade de Oxford em março descobriu que Bolt, ao lado da Amazon, mantinha as piores condições de trabalho para os trabalhadores da economia gigante no Reino Unido.
Dirigindo uma corrida para o fundo
Embora a IFC tenha reconhecido os trabalhadores da economia de gig como particularmente vulneráveis durante a pandemia de Covid-19, seu investimento na Bolt segue uma tendência crescente das empresas de plataforma de financiamento da IFC nos setores de transporte e logística. Em junho passado, trabalhadores de entrega no Brasil organizaram uma greve por baixos salários e más condições de trabalho contra a Loggi, uma plataforma de motoboy, que recebeu um investimento de US $ 5 milhões da IFC em 2016. Nos últimos três anos, a IFC também investiu no FCS Moove, do Uber gerente de frota na África Subsaariana, na plataforma de logística de alimentos baseada na Índia Shadowfax e em Kobo360 , uma plataforma de entrega de caminhões com sede em Lagos.
O Banco Mundial tem uma longa história de promoção da flexibilização do trabalho, não apenas por meio de seu polêmico Relatório Doing Business e do Relatório de Desenvolvimento Mundial 2019 (ver Observer Winter 2019 , Winter 2018 ). Em um Livro Branco sobre Proteção Social de 2019 , o Banco Mundial sustentou que os governos deveriam aumentar a flexibilização do trabalho, limitando os aumentos do salário mínimo e tornando mais fácil para os empregadores contratar e despedir trabalhadores.
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