São Paulo, 21 de outubro de 2020
Atuação irresponsável de apps
aumenta mortes de motoboys

A forma como as empresas de apps atuam, sem nenhuma responsabilidade social e promovendo ainda a precarização das relações trabalhistas, resultou em crescimento acelerado de óbitos entre motofretistas no exercício da profissão.
Dados do Infosiga mostram números alarmantes desse crescimento conforme relatório que aponta salto de 60 mortes em 2019 para 89 em 2020, resultando aumento em 48%. Na capital, em 2019 foram 21 mortes contra 32 em 2020, em aumento de 52%. O período contabilizado foi entre janeiro e setembro dos respectivos anos.

Já no período da pandemia, devido o isolamento social, os motofretistas ficaram mais expostos não só ao vírus quanto aos acidentes, já que a demanda por entregas aumentou, mas os valores repassados da entrega caíram para os trabalhadores, devido ao grande número de motoboys cadastrados nas plataformas das empresas de app.

Para se ter uma ideia, de 24 de março a 30 de setembro, houve verdadeira explosão nos óbitos, comparado ao mesmo período de 2019, foram 45 contra 72 em 2020, em impressionante número de 60%, enquanto que, para outros motociclistas, houve redução em 7% no número de mortes.

"O resultado assustador nas mortes dos motoboys é por conta da política predatória que as empresas de apps praticam no setor, induzindo os trabalhadores a altos ganhos, que na realidade não acontece, e não desenvolvendo nenhuma responsabilidade social", diz Gilberto Almeida dos Santos, presidente do SindimotoSP e Febramoto.