São Paulo, 22 de setembro de 2020
SindimotoSP e Detran.SP juntos
em prol do motofrete seguro

Frederico Pierotti Arantes - CETRAN-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo), Juan Carlos Dans Sanchez (Diretoria de Veículos Detran.SP), Gilberto Almeida dos Santos (Presidente SindimotoSP e Febramoto),Fernando Souza (Presidente Sedersp), Rodrigo Silva (Diretor de Relações Institucionais SindimotoSP) e Silvia Lisboa (Coordenadora do programa Respeito à Vida, do Governo de São Paulo).

Oficializado em Portaria, grupo de trabalho (GT) buscará soluções para as demandas do setor em todo estado de São Paulo. O acordo de cooperação técnica foi assinado em reunião no Palácio dos Bandeirantes.

Na Semana Nacional do Trânsito (SNT) deste ano, uma série de ações do governo paulista está discutindo, revendo e buscando soluções para que os acidentes de trânsito diminuam, inclusive com motociclistas, maiores vítimas segundo dados oficiais do Infosiga.

Neste contexto, o Detran.SP publicou à Portaria 169, de 18 de setembro de 2020, criando oficialmente um Grupo de Trabalho (GT) para realização de debates, análises, proposições e ações que visem melhoria nas condições de trabalho dos motofretistas em que, o SindimotoSP irá cooperar tecnicamente com o Detran.SP em conjunto com outras instituições ligadas ao setor.

Dentre as questões que serão temas de estudo, estão:

• Debate sobre boas práticas operacionais que podem colaborar para a redução do número de acidentes;
• Análise de alternativas educacionais voltadas à formação dos motofretistas;
• Elaboração de propostas para a modernização da legislação de trânsito, em especial as Resoluções 356 e 410 do Contran, aplicável aos motofretistas;
• Promoção de ações de mobilização dos principais atores para a difusão de informações estratégicas e de campo para o engajamento dos motofretistas nas políticas de redução de acidentes de trânsito, e;
• Proposição de iniciativas focadas em segurança do trânsito, entre outros temas.

Veja Portaria 169 do Detran.SP