São Paulo, 10 de setembro de 2020
PL 578 é aprovado em 1º turno
por 31 vereadores

O projeto, que é democrático e o desejo da categoria, obriga empresas de app pagarem 30% de adicional de periculosidade, proíbe oferta de prêmios por cumprimento de metas de entrega e exige destas empresas responderem solidariamente pelo trabalhador motociclista, entre outras questões.

O PL 578, de autoria da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara dos Vereadores de SP, foi aprovado com 31 votos favoráveis. Ele dá responsabilidades para as empresas de apps que atualmente fazem o que querem no setor de motofrete.

O SindimotoSP entende que os demais vereadores que não votaram a favor do projeto devem conhecê-lo melhor e verificarem que ele vem de encontro as necessidades dos trabalhadores do setor de delivery, que hoje passam dos 40 mil profissionais em situação precária de trabalho.

Além de completar e modernizar à Lei Municipal 14.491, porque dá responsabilidade para as empresas que antes se isentavam de tudo, o pl também atende e reforça às Leis Federais 12.009 (regulamenta o exercício das atividades dos motofretistas); 12.997 (obriga pagamento de 30% de periculosidade aos motociclistas) e a 12.436 (proíbe apressar os motofretistas na entrega das encomendas).

Outras questões abordadas pelo PL 578 são: responsabilizar solidariamente essas empresas pela segurança e saúde dos motoboys; prestar auxílio aos entregadores caso eles se acidentem; obter Termo de Credenciamento nos termos do artigo 4º da Lei Municipal 14491 e obter Cadastro Simplificado, para fiscalização da prefeitura.

O SindimotoSP parabeniza à Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara, autora do Pl, que é fruto de diversas discussões com participação do SindimotoSP, UGT, empresas que atuam no motofrete e motoboys. Agora o projeto segue para segunda votação e sanção ou veto do prefeito.

Abaixo lista com nome dos vereadores que votaram a favor do PL 578

1- Adilson Amadeo (autor do PL 578) - DEM