São Paulo, 16 de fevereiro de 2013
MTE pretende dar crédito para motofretista

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) quer viabilizar plano nacional de qualificação e crédito para motofretista.

O crédito será para financiar motos zero padrão motofrete que atende a Lei Federal 12009, enquanto que, a qualificação visará à melhoria na prestação de serviços efetuados pelos profissionais do setor.

O SindimotoSP, em reunião com membros do Conselho Deliberativo do FAT
(Codefat), solicitou parecer sobre empréstimo de 100 milhões cedidos ao setor de motofrete para compra de motos especificas há quase dois anos e ainda não foi usado.

A liberacão final do valor para os motofretistas não se deu devido às questões burocráticas e fatores como o seguro do bem (moto), muito caro e não disponível no mercado na ocasião, porém, com as novas Resoluções criadas pelo Contran, será possível avançar nas negociações para que o crédito chegue ao trabalhador. Mais de 2 milhões de trabalhadores poderão se beneficiar com o empréstimo. O Codefat e SindimotoSP irão se reunir em breve para acertar pendências.

Nas concessionárias consultadas, a taxa anual de juros está em torno de 30% ao ano, para parcelamento em até 36 meses. A tendência do crédito vindo do governo federal poderá, e deverá ser bem menor. As motocicletas serão vendidas na cor branca, espécie Cargo - Categoria Aluguel.

Em relação à qualificação, o MTE irá elaborar um plano nacional de qualificação – curso - com aulas sobre diversos temas para que o motofretista faça uma reciclagem profissional e possa estar preparado para as novas exigências do mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Esse curso não terá ligação com o obrigatório de 30 Horas exigidos pelo Contran, que continua sendo exigido pela Lei Federal 12009 e que deve ser feito por todo motofretista.