São Paulo, 3 de julho de 2020

2ª Paralisação Geral de Trabalhadores CLT, Aplicativos (Apps) e Autônomos

O Brasil, na greve geral de 1º de julho, ouviu o apelo dos motoboys e apoiou a paralisação, mas as empresas de aplicativos não.

Principalmente a Ifood, alvo maior da insatisfação dos entregadores em todo país pela política de precarização escancarada que promove jogando salários para baixo e aumentando jornadas de trabalho, expondo os trabalhadores ao contágio do coronavírus sem oferecer reposição de kits de higienização e ignorando as Leis Federais 12.009, 12.997 e 12.436, além da Lei Municipal 14.491, no caso de São Paulo - capital.

Tanto que emitiu um comunicado oficial em horário nobre, pagando uma fortuna, para dizer que cooperam com seus colaboradores cadastrados em suas plataformas, o que não é verdade segundo relatos dos próprios motoboys (assista aqui o vídeo).

Assim, diante do descaso não apenas dessa empresa, mas de todas que operam via aplicativo no motofrete, o SindimotoSP entende que apenas no ambiente jurídico esta situação será resolvida para TODOS trabalhadores motociclistas com suas respectivas reivindicações e pede posicionamento do Ministério Público do Trabalho. O TRT da 2ª Região, por exemplo, move duas ações civis públicas contra empresas de aplicativos.

VAMOS AGUARDAR O PRAZO QUE FOI DADO, CASO CONTRÁRIO... DIA 14 PARAMOS NOVAMENTE!

Nos próximas dias emitiremos comunicados sobre o assunto.
Vamos todos juntos mudar essa história.