SindimotoSP
FALE COM O SINDICATO
E-mail: contato@sindimotosp.com.br
ContatoLinksInformativoNotíciasBenefíciosQuem somosHome Quem somos Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato Home Quem somos Quem somos Home Quem somos Quem somos Benefícios Notícias Informativo Links Contato

"Leia meus artigos. Divulgue!"
Blog do Gil
 
Fale com o Sindicato
 
Parceiros
Parceiros
 

São Paulo, 19 de setembro de 2019

Audiência Pública na Câmara Municipal de SP reúne vereador, deputado federal e SindimotoSP para discutir demandas para o motofrete

 
Da esquerda para à direita: Rodrigo Silva (Diretor de Relações Institucionais SindimotoSP), Gilberto Nascimento Jr (Vereador), Gilberto Almeida dos Santos (Presidente SindimotoSP) e Gilberto Nascimento (Deputado Federal)
 
Uma iniciativa do vereador Gilberto Nascimento Jr resultou em audiência pública na Câmara dos Vereadores de SP para tratar de demandas urgentes e necessárias no motofrete da capital. Na pauta estavam melhorias trabalhistas, de segurança e remuneração mais justa para à categoria. O deputado federal Gilberto Nascimento, que é pai do vereador, também esteve no evento.

Presente no encontro, o SindimotoSP sugeriu a criação de políticas públicas voltadas para quem anda de motocicleta ou faz uso dela para sobreviver. O foco foi a isenção de impostos para equipamentos de uso obrigatório, porém, linhas de financiamento para compra de veículos e a realização de cursos gratuitos de capacitação para formação de condutores de motocicletas também foram reivindicações apresentadas.

“Os motoboys precisam de incentivo para continuar exercendo à profissão, uma delas seria a isenção de impostos como já acontece com algumas categorias, no caso, a dos taxistas, frisou Gilberto Almeida dos Santos, presidente do SindimotoSP e que fez parte da mesa oficial, representado os motofretistas.

Por sua vez, o vereador Gilberto Nascimento Jr, além de concordar com a criação de políticas públicas específicas para o setor, sugeriu elaboração de um Projeto de Lei em âmbito federal que daria isenção de impostos na aquisição de motos para motofretistas. “A audiência foi boa para ouvi-los, saber quais as principais dificuldades enfrentadas”, disse o vereador.

O diretor de projetos do SindimotoSP, Rodrigo Silva, disse que o foco das demandas é a melhoria da segurança. “Nossa categoria é uma das poucas cuja alta periculosidade é reconhecida por lei. Agora estamos buscando mecanismos para igualar os motofretistas e motoboys a outras categorias de transporte”, ressaltou.

Também presente à audiência, o deputado federal Gilberto Nascimento, comentou o debate. “As reclamações feitas aqui mostram que, apesar de algumas legislações já tratarem da questão, ainda há muita coisa a ser feita”, afirmou o deputado que levará essas pautas para o Congresso Nacional para discussão e busca de melhorias para o setor em todo Brasil.

Para se ter uma ideia da urgência de políticas públicas específicas, nos últimos 10 anos, 200 mil mortes e 2.5  milhões de invalidez aconteceram com motociclistas. Ainda por conta dos aplicativos, a falta de regulamentação ou fiscalização fez com que aumentasse em 2018 o número de mortes de motoboys na capital paulista pela irresponsabilidade e falta de compromisso das empresas de aplicativos com os motofretistas cadastrados em suas plataformas digitais.


Leia mais notícias

Veja também.............................................................................

A Voz do Motoboy Informativo SindimotoSP O Blog do Gil


Facebook
 
Flickr
 
Twitter
 
YouTube