São Paulo, 20 de agosto de 2019
Câmara dos deputados discutem pneu remold para motocicletas

Nesta terça-feira (10), a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizou audiência pública sobre a comercialização de pneus remold, ou remoldados.

O debate, solicitado pelo deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP), tratou justamente aqueles pneus usados que recebem uma nova banda de rodagem e custam, em média, 50% a menos que os novos.

Para Gilberto Almeida (Gil), presidente do Sindicato dos Motoboys a comercialização desse tipo de material, é extremamente perigoso para a integridade física tanto do usuário de motocicletas quanto dos profissionais que têm nas motos, a sua ferramenta de trabalho.

“Pneu remold para moto é algo impensável a se tratar de um produto que não é fabricado para ser reutilizado. O pneu remoldado corre o risco de ter imperfeições que comprometem os motociclistas, podendo causar acidentes graves ocasionando mortes ou mutilações, ampliando somente a carnificina que ocorre diariamente no trânsito das grandes cidades”, disse Gil.

Em rede social, o deputado Russomanno esclareceu: “Os consumidores devem ter acesso a produtos mais baratos no mercado, por isso lá atrás em 1995 votei a favor da importação e comercialização de pneus usados para automóveis e caminhões. Logo, a indústria brasileira passou a fabricar os pneus remoldados e minha briga foi para que todos os pneus tivessem certificado de garantia. Agora, preocupado com a segurança dos motociclistas solicitei audiência pública para discutir a comercialização de pneus remold”.