São Paulo, 30 de janeiro de 2013
Participamos do 1° Fórum Metropolitano para Regulamentação do Motofrete

Na ocasião, o governador de São Paulo anunciou investimento financeiro na profissionalização de motofretistas em todo o Estado. O evento contou ainda com sindicatos de motofrete e autoridades públicas de várias cidades

O SindimotoSP foi o grande destaque no primeiro evento que reuniu órgãos públicos municipais e estaduais, sindicatos e empresários do motofrete, prefeitos e secretários de transporte de 40 municípios, além da Polícia Militar, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. "Foi possível, nesse encontro, ouvir todos os que estão inseridos nesse setor de forma democrática, em que, cada participante mostrou pontos que devem ser observados, analisados e, se for o caso, por em prática para que haja coerência na regulamentação estadual", disse Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, presidente do SindimotoSP.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – DetranSP, através de Daniel Annenberg - diretor presidente da instituição, foi o mediador do encontro que serviu para buscar diretrizes e propor novas soluções para o setor de motofrete em São Paulo, além de discutir a regulamentação da profissão pelos municípios, em virtude da resolução 410/2012, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vinculado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília.

Durante a cerimônia oficial, o governo estadual também revelou investimentos na ordem de R$ 3 milhões para qualificação do motofretista. "Ampliar a segurança destes profissionais no trânsito é umas das nossas prioridades. Por isso estamos nos articulando com os municípios para garantir que os motofretistas possam trabalhar na legalidade", destacou Julio Semeghini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

No evento, à tribuna de honra foi composta pelos secretários de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, do Emprego e das Relações do Trabalho (SERT), Carlos Ortiz, de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, por Antonio Mendonça, diretor-executivo do Banco do Povo Paulista, os presidentes dos sindicatos José Guedes Pereira (Sindautoescola) e Fernando Santos (Sedersp), o diretor do DTP, Daniel Teles Ribeiro, o capitão da PM CPTRANS Paulo Oliveira, a deputada federal Aline Correa, além do próprio Gil.

Atualmente, 14 municípios regulamentam a profissão de motofrete no Estado. Na cidade de São Paulo, os motofretistas dispõem de legislação reconhecendo a categoria, que é a Lei Municipal 14.491.