São Paulo, 2 de fevereiro de 2018
Governador Geraldo Alckmin
reúne-se com SindimotoSP
Em reunião com o governador, o sindicato dos motoboys apresentou propostas para dar continuidade ao processo de regulamentação e criar políticas públicas para o setor de duas rodas no Estado de São Paulo.

Rodrigo Silva, Gilberto Almeida dos Santos, Luiz Motta, governador Alckmin e Ricardo Patah

Para o SindimotoSP, o avanço da qualificação juntamente com padronização da categoria em âmbito estadual , depende de um decreto governamental específico para o motofrete que incentivaria todos os municípios paulistas criarem legislações municipais, uns dos principais gargalhos do setor.

Na reunião que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do presidente Gil e do diretor Institucional Rodrigo Silva (ambos do SindimotoSP), do presidente da UGT e dos Comerciários Ricardo Patah, do presidente estadual da UGT e Federação do Comércio Luiz Motta, além do próprio governador Geraldo Alckmin, também foi discutido a importância do estado legislar sobre o tema de transporte de cargas por motocicleta(motofrete), por tratar de uma atividade extremamente comercial e não de utilidade pública como o mototáxi.

Na pauta também esteve a retomada das ações implementadas desde 2012 em todo estado, como a volta dos cursos de 30 horas de qualificação gratuitos para quem está entrando na profissão, já foram mais 70 mil qualificações gratuitas pelo governo do estado desde o programa foi implementado e de requalificação para quem já está exercendo o ofício e precisa renovar documentação e criação de linha de financiamento de moto zero padrão motofrete específica para motofretista, já que a categoria tem índice baixo de inadimplência junto ao Banco do Povo Paulista( projeto piloto), além de campanhas educacionais em parceria com o Detran.SP - Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, para contribuir na Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da ONU – Organização das Nações Unidas, que visa a diminuição de acidentes no trânsito. O governador delegou grupo de trabalho para estudar a possibilidade de viabilizar as propostas para imediata implantação.

O bom relacionamento e parceria do SindimotoSP junto ao governo estadual já rendeu muitas conquistas para os trabalhadores do motofrete em São Paulo.

Com objetivo de trazer mais benefícios para o setor, o sindicato esteve com o governador Alckmin, representado pelo presidente Gil e o diretor Institucional Rodrigo Silva em reunião no Palácio dos Bandeirantes com o próprio governador para apresentar sugestões e propostas para acelerar o processo de regulamentação, que, no entendimento do sindicato, trará mais ganhos à categoria.

Presentes na ocasião também estavam o presidente da UGT e dos Comerciários Ricardo Patah e o presidente estadual da UGT e Federação do Comércio Luiz Motta. No encontro, foi discutido os temas: Regulamentação dos municípios através de decreto governamental específico para o motofrete, devido a omissão dos municípios paulista, menos de 10% criaram leis próprias, no caso mais importante e a região metropolitana, que representa 30% de toda atividade no Brasil, apenas a cidade São Paulo funciona 100%, Guarulhos e Osasco tem legislação e os demais 36 não existe nada . No entendimento do sindicato, um decreto não só incentivaria o setor como também criaria a necessidade dos municípios se adequarem a lei federal. Isso facilitaria a padronização em todo o Estado.

Criação de linha de financiamento específica de moto zero padrão motofrete. A baixa inadimplência do setor em relação aos empréstimos já realizados pelo Banco do Povo Paulista mostra que a categoria deseja a regulamentação e exercer a profissão com motos adequadas, mais modernas e com os itens de segurança que também são obtidos através desse tipo de empréstimo com taxas de juros subsidiado pelo governo estadual, a exemplo do Banco do Povo Paulista com juros de 0,35% ao mês.

Cursos de qualificação gratuitos para quem está entrando na profissão. Os novos profissionais precisam de qualificação e os cursos gratuitos contribuiriam para o aumento de trabalhadores qualificados atuando no setor. Cursos Requalificação para quem já está e precisa renovar documentação. Devido ao alto custo do exercício da profissão, os cursos de requalificação também incentivariam os que já atuam no setor continuar buscando qualificação. Campanhas educacionais em parceria com o Detran.SP - Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

A conscientização de um trânsito seguro através de campanhas de educação promovidas por órgãos ligados ao trânsito também foi proposta apresentada para diminuição de acidentes envolvendo motociclistas. Ao fim da reunião, o governador criara um grupo de trabalho envolvendo a Casa Civil (MPST), Planejamento (Detran.sp) em conjunto com Sindimotosp, que aguarda um parecer rápido para implantação das medidas o mais breve possível.
Rodrigo Silva, governador Alckmin, Gilberto Almeida dos Santos e Ricardo Patah